Então está na hora de você colocar as mãos na massa!! É isso mesmo! O que devemos pedir a Deus é sabedoria, para ouvirmos a voz Dele. “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5
Veja que interessante: quando Tiago menciona a sabedoria, ele está se referindo não somente ao conhecimento, mas também à habilidade de tomar decisões sábias em situações adversas. Nós podemos pedir a sabedoria de Deus para dirigir as nossas escolhas. E Salomão fez muito bem isso! Acompanhe:
05– Naquela noite, o Senhor Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: – O que você quer eu lhe dê? 06– Ele respondeu: – Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai, teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo. Tu continuaste a mostrar a ele o teu grande e constante amor e lhe deste um filho que hoje governa no lugar dele.
07– Ó Senhor Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. 08– Aqui estou eu no meio do povo que escolheste para ser teu, um povo que é tão numeroso, que nem pode ser contado.
09– Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo? 1 Reis 03
Quando Salomão teve a oportunidade de possuir algo no mundo, ele pediu sabedoria, ou seja, um coração compreensivo para julgar, para que prudentemente discernisse entre o bem e o mal, a fim de liderar bem e tomar decisões corretas. Podemos pedir a Deus esta mesma sabedoria.
O detalhe é que Salomão pediu discernimento para executar seu ofício, ele não pediu que o Senhor fizesse o trabalho por ele. Por isso mesmo não devemos pedir a Deus que faça por nós o que Ele quer realizar por nosso intermédio. Devemos sim pedir ao Senhor que nos dê sabedoria para decidirmos o que precisamos fazer, e coragem para realizá-lo.
Agora vamos acompanhar o que Deus disse a Salomão:
10– Deus gostou de Salomão ter pedido isso 11– e disse: – Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, 12– eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois.
13– Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. 14– E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa. 1 Reis 03
Só de transcrever essas palavras já fiquei com os olhos cheios de lágrimas, imagina Salomão!! É tão bom ouvir a voz de Deus, não é!?!
Salomão pediu sabedoria, não bênçãos materiais, mas Deus lhe deu também riquezas e vida longa. Salomão teve o privilégio, devido ao seu pedido sábio, de receber de Deus “entendimento para discernir o que era justo”, mas claro, dependia dele mesmo, aplicar esta sabedoria a todas as áreas de sua vida.
Salomão era muito sábio no governo da nação, mas lendo sua história, veremos como ele, infelizmente, foi tolo ao dirigir sua casa. Embora Salomão tenha permanecido sábio por toda a sua vida, nem sempre agiu de acordo com sua sabedoria.
O Senhor nos concede o que precisamos quando colocamos o Seu reino, Seus interesses e Seus princípios em primeiro lugar. “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33
Portanto, ponha em mente que a sabedoria do Senhor está disponível para nós, basta orarmos e buscarmos. E claro, devemos colocá-la em ação em todas as situações de nossas vidas!!
Autor: Uma Mensagem de Vida
Muito obrigada pela palavra, eu buscava algo diferente, talvez uma direção diferente, mas eu li o que realmente eu deveria saber !