Hoje vamos ler Colossenses 3 do versículo 5 ao 17 e nesses versículos Paulo nos dá instruções práticas a respeito de como devemos viver de acordo com a vontade de Deus.
“Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria.
Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles.
Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.
Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.
Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos.
Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência.
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.
Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.”
No versículo cinco podemos ver que Paulo nos aconselha a morrer para o mundo, ou seja, devemos morrer para a forma que o mundo vive. Quando uma árvore ou planta tem os galhos secos eles são arrancados para que novos possam nascer ou para que os secos não contaminem os bons.
O versículo seis fala sobre o castigo de Deus. Esse castigo é referente ao juízo dEle. Quando somos tentados a pecar, devemos lembrar que um dia seremos julgados por todos os nossos atos.
O versículo nove destaca a mentira! Mentir, como bem sabemos, destrói a confiança! A mentira destrói as relações! Vamos dizer a verdade sempre!
Já o versículo dez fala sobre nova criatura. O que é revestir com uma nova natureza? Significa que nossa conduta deve estar de acordo com a nossa fé! Somos cristão e devemos agir como tal. Devemos sempre ter atitudes certas e que agradem a Deus!
Para fechar, do versículos doze a dezessete, Paulo nos dá uma lista de como devemos viver nosso dia a dia de acordo com a vontade de Deus:
1- imitar a atitude de compaixão e perdão de Cristo
2- deixar o amor guiar as nossas vidas
3- deixar a paz de Cristo dominar nosso coração
4- sempre agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito
5- sempre estudar e praticar a Palavra de Deus
6- viver como representantes de Jesus.
Autor: Uma Mensagem de Vida
Nós devemos andar sempre com Deus, e chamar ele de Meu Pai. Como diz um versículo, sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.
Amém Raimundo!
O versículo em questão é o primeiro de Efésios 5.
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Efésios 5:1,2”
Deus nos abençoe!
Um abraço,
Uma Mensagem de Vida