Muitos líderes religiões dizem que ao aceitar Jesus a pessoa terá uma nova vida, com muitas bençãos, muitas conquistas, não vai sofrer mais, será liberto de qualquer tipo de maldição e blá, blá blá!
Imagine uma pessoa que parou de fumar ou beber por exemplo! Essa pessoa terá uma nova vida e será muito mais saudável.
Vamos pensar em uma pessoa que roubava e depois de cumprir alguns anos de pena, decide reavaliar sua vida, arruma um emprego, tem o apoio da família e começa a viver uma nova vida.
Podemos dizer que são verdadeiras histórias de superação! Mas e como podemos ter uma nova vida “em Cristo” e mudar de dentro para fora? É isso o que Paulo explica em Romanos.
O Apóstolo usou a morte e ressurreição para falar sobre a nova vida que temos ao aceitarmos Jesus! Assim como Cristo foi ressuscitado, nós, agora, podemos viver uma nova vida, uma vida em que o pecado não domina.
Isso não quer dizer que nunca mais pecaremos, na verdade quer dizer que não é mais o pecado e, sim, a graça de Deus que controla a nossa vida. Vamos ler os versículos:
“A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.” Romanos 5: 20 e 21
Você pode pensar: – Peraí! Você escreveu que não é mais o pecado que controla a nossa vida e sim a graça de Deus. Mas Paulo disse que onde aumentou o pecado, transbordou a graça! Então quer dizer que quanto mais eu peco mais graça eu tenho?
Para entender melhor a explicação de Paulo, vamos ler Romanos 6: 1 a 14: Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? “De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.
Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.
Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.”
O pecado nos afasta de Deus e a nova vida em Cristo só é possível quando morremos para o pecado! Assim estamos vivos para Deus. A nova vida vem através da nossa união com Cristo!
Quando morremos, não quer dizer que somos instintos, quer dizer que somos separados. A morte para o pecado é a separação do poder dominador do pecado na vida no cristão. Ou seja, nos separamos do pecado e nos casamos com Cristo.
A nova vida está disponível para qualquer pessoa, assim como a nova vida em Cristo, a diferença é que para ter uma nova vida em Cristo é preciso mudar de dentro para fora! E a mudança precisa ser verdadeira!
Devido a morte e ressurreição de Jesus, podemos ter a certeza da vida eterna. E essa certeza nos torna livre para desfrutar a companhia de Deus (na alegria e na tristeza, na pobreza e na riqueza, com problema e sem problema) e fazer a Sua vontade!
Quando entendemos a essência da nova vida com Cristo, o Espírito Santo nos ajuda a sermos exatamente da forma que Deus quer que sejamos!! Simples assim!
Autor: Uma Mensagem de Vida