Certa vez Rui Barbosa escreveu: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
Pois é…honestidade é o que mais falta em nosso dia a dia! É só acompanhar as notícias sobre política, os jogos de futebol, ver como a maioria de nós se comporta no trabalho, na faculdade, na escola e até mesmo na igreja!
Jesus certa vez disse: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.” Mateus 7:12
Seguindo a recomendação de Cristo, podemos viver melhor uns com os outros, mas infelizmente nem sempre é assim!
A Bíblia nos mostra como é importante sermos honestos, e não somente perante a Deus! “Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.” 2 Coríntios 8:21
Paulo mostra que além de praticar a honestidade perante aos olhos do Senhor, era necessário também ser honesto perante o povo.
Deste modo, Paulo não pegou o presente em dinheiro para a igreja de Jerusalém, mas enviou-o com Tito, a quem todos amavam e confiavam. E além disso, Paulo ainda pede para as igrejas (possivelmente da Judéia, Ásia Menor e ou Macedônia) escolherem dois homens para acompanhar Tito.
Salomão, em Provérbios 11:1 escreveu o seguinte: “O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer.” Ou seja, Deus deleitasse com quem é honesto!
Quando somos honestos com todos, Deus se agrada de nossa atitude! “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.” Provérbios 21:3
Autor: Uma Mensagem de Vida