Vamos ler agora conselhos sábios e práticos que vale para todos nós: “1 Atire o seu pão sobre as águas [ou dê com generosidade o seu pão], e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.
2 Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra. 3 Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra.
Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará. 4 Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.
5 Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado [ou não sabe como a vida (ou o espírito) entra no corpo que está se formando] no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.”
Para os antigos israelitas, o surgimento de um novo ser na barriga da mãe era algo maravilhoso e misterioso. Nos dias atuais, a ciência pode até explicar, mas continua sendo maravilhoso e misterioso!
Não sabemos o que o futuro nos reserva e Salomão nos mostra que a vida é repleta de riscos e oportunidades. No entanto, devemos agir de acordo com nosso conhecimento limitado.
Como a vida não oferece garantias, devemos estar preparados para aproveitar as oportunidades e quando necessário enfrentar os riscos.
Agora um detalhe: pelo fato de a vida ser incerta, não significa que não existe o que fazer. É necessário que tenhamos um espirito confiante e corajoso para enfrentar todas as etapas de nossa vida, pois Deus sempre está no controle de tudo!
Paulo já dizia em Filipenses 4: “13 Tudo posso naquele que me fortalece.” E o tudo do versículo podemos ler como riscos e oportunidades!
Autor: Uma Mensagem de Vida