Toda família tem problema. Não é fácil o convívio familiar em razão das diferenças de pensamentos, criação, modo de ver a vida, entre outros. Mas família é família e a nossa sempre será única. Não podemos desistir. Pelo contrário, temos que amar, valorizar e lutar pela família. 1 Timóteo 5:8 alerta: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente”. Um grande detalhe é que a família é uma instituição criada por Deus, e fortemente atacada por alguns grupos nos últimos anos.
Além do campo espiritual, a família é fundamental para proporcionar uma verdadeira harmonização na sociedade no geral. Muitos definem a família como sendo a “base de tudo”, uma expressão bastante utilizada para caracterizar o laço familiar que vai além do sangue, sendo também emocional e espiritual. Mas esta base pode se desintegrar, desgastando e se tornando prejudicial. Por isso, é preciso preservá-la sempre.
O psicanalista Evilázio Vieira ressalta que:
“Um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate às drogas e aos problemas emocionais que acometem os adolescentes e os jovens”. Ou seja, a partir da adolescência, o indivíduo procura o ambiente fora de casa e os amigos para buscar aprovação e se identificar, e depois volta para o lar.
Quando a família tem uma base sólida e oferece amor e atenção, ele não sente necessidade de buscar uma fuga da realidade nas ruas, ao lado dos amigos; ele usa o ambiente externo de forma saudável. Mas, quando sua vida é instável no âmbito familiar, ele busca suprir na rua aquilo que lhe falta dentro de casa; neste caso, é onde tem início a dependência química, a rebeldia e o comportamento violento.
Portanto, a família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências. Pais e filhos precisam se manter unidos, dialogando diariamente. É preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte e seus indivíduos não caiam no mundo dos vícios e das futilidades.
Ame sua família. Se doe aos seus filhos. Pais de joelhos significa família de pé. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” – Provérbios 22:6.