Dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) – revelam que 2020 “bateu o recorde” de divórcios no estado de São Paulo. Em 2010, foram 9.377 divórcios enquanto em 2020 esse número aumentou para 17.395 – cerca de 85% a mais.
Se comparado a 2019, o aumento foi de cerca de 5%. O crescimento segue o comportamento nacional. No Brasil, em 10 anos, o aumento foi 63%. De acordo com Andrey Guimarães Duarte, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), no começo da pandemia houve uma queda muito brusca na busca pelo divórcio, pois muitos cartórios fecharam.
“Conforme foram reabrindo, fomos notando uma subida considerável”, afirma. “Além disso, nesse período, tivemos a introdução de uma plataforma virtual que permitiu que alguns serviços, como divórcios, fossem realizados pela internet”, conta.
NOSSA ANÁLISE!
O fim do casamento é uma ruptura dolorosa. Quando ouvimos alguém falar que se separou não imaginamos os mais profundos sentimentos aflorados e os efeitos colaterais dessa decisão. Até porque, em muitos casos, os filhos, familiares e parentes são os que mais sofrem. Demora um tempo para as famílias se recomporem e cicatrizes ficam abertas.
O interessante é que a maioria dos divórcios está ligado ao estresse excessivo, ou seja, incompatibilidade de relações: uma pessoa não aguenta mais a outra. Brigas corriqueiras, “tempestades em copo d’água”, o que na prática é falta de diálogo e total descontrole das emoções.
As crises ocorrem sim e por nós mesmos não conseguimos vencê-las. Quem já enfrentou dificuldades nas relações sabe muito bem o quanto é doloroso e nos afeta em todos os segmentos da vida. Mas, para vencermos isso precisamos da ajuda de Deus. Mateus 11:28 nos dá a receita: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”.
Além de nos achegarmos ao Senhor para apresentar nossas angústias, o casal precisa orar e ler a Bíblia juntos. Precisam em momentos de crise respirar bem fundo. VIGIAR COMPLETAMENTE. Devemos medir o peso de nossas palavras e fugir de pequenas intrigas que poderão se tornar em grandiosas e graves brigas.
Romanos 12:21 – “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Efésios 4:26-27 nos aconselha a dominar a ira e pensar: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo”. Efésios 5:33 aconselha: “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito”.
Que o Senhor Jesus cuide da sua família. Não tome decisão de cabeça quente e peça sempre uma orientação a Deus. ORE! Leia a Bíblia! Pense nas consequências de suas decisões. Por experiência própria posso reafirmar que o Altíssimo restaura casamento e nos desenvolve a verdadeira paz quando entregamos nossas vidas nas mãos do Pai. Hoje Deus está restaurando a sua família!